Há alguns anos, as telhas com amianto eram muito populares. No entanto, desde 2017 elas são proibidas no Brasil.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, naquele ano, que o amianto, utilizado na fabricação de telhas e caixas d’água, não poderia mais ser utilizado.
Isso ocorreu porque vários problemas surgiram após uma decisão do STF que declarou a inconstitucionalidade de um artigo da Lei Federal 9.055/1995, que permitiu o uso controlado do material.
Essa fibra mineral, por décadas, foi amplamente utilizada dentro da construção civil. No entanto, identificou-se que pessoas que tinham caixas d’água e telhados desse material apresentavam recorrentes problemas de saúde, sendo um dos mais comuns eram os distúrbios respiratórios.
Eles eram causados porque o corpo não conseguir eliminar todas as partículas que se acumulavam nos pulmões.
Além disso, outro mal causado por conta do amianto era o mesotelioma, um tumor maligno extremamente agressivo, isso sem contar na quantidade elevada de casos de câncer relacionados a esse produto.
Por isso, hoje em dia são totalmente proibidas as telhas de amianto.
Após a proibição, várias alternativas ganharam espaço no mercado. Muitas delas até mesmo mais vantajosas que as tradicionais telhas de amianto.
Dentre elas estão:
São as mais comuns quando falamos de substitutas para as tradicionais de amianto. Essas telhas são compostas por fibras sintéticas como o PVA ou o polipropileno, bem como a celulose.
Além de terem um ótimo custo-benefício, elas também são leves, o que reduz os gastos com a estrutura de madeira para o telhado. Também absorvem bem o calor, oferecendo mais conforto térmico para os ambientes.
As telhas de cerâmica ou barro também são populares no Brasil. Além de trazerem um ar rústico para a obra, elas também podem ser encontradas em várias cores e modelos.
Elas pesam um pouco mais, exigindo uma estrutura de madeira mais resistente. Mas o design final fica muito bonito.
Além disso, são fáceis de trocar e super-resistentes às condições climáticas adversas.
Geralmente as telhas metálicas são utilizadas na construção de galpões. Elas podem ser feitas de diferentes materiais, sendo os mais comuns aço, alumínio e zinco. Em alguns casos elas podem ser compostas por uma mistura de diferentes metais.
Elas são amplamente utilizadas dentro do ramo industrial por conta da sua resistência. Além disso, também são leves e têm uma vida útil bem longa.
Outra vantagem dessas telhas para galpões e estruturas maiores é que elas podem receber tratamentos específicos contra a oxidação (galvanização). Dessa forma, se tornam ainda mais duráveis.
Aqui no Palácio das Telhas você encontra essas e várias outras alternativas para a sua obra. Aproveite para conferir o nosso catálogo completo!